terça-feira, 15 de setembro de 2009

Liberdade???

É comum lermos algumas frases ou escritos de alguns autores e propagá-los como se verdade fosse....como se os escritores de outrora fossem os aplicadores de sua filosofia e proferissem verdades absolutas.


Podemos até crer que Voltaire e sua filosofia lutava a favor da liberdade.

Ao divagar e dissertar sobre idéias sejam de quaisquer autores, é mister fazermos antes uma análise, ainda que suscinta, a respeito das idéias deste afim de não propagá-las como dogmas a serem seguidos.

Neste caso, vale lembrar que este Voltaire (sim, este mesmo pensador francês)que muitos citam como defensor da Liberdade, na verdade era sócio de pessoas que praticavam o comercio de escravos. Legal e Liberal esse Voltaire, não? Além disso, defendia um poder centralizador, geralmente nas mãos do Rei.

E é assim que de muitas maneiras nos oferecem/vendem a liberdade, nos levando a escolher produtos com marcas diferentes sejam em vitrines ou prateleiras mas sem termos o direito de poder ao menos escolher um modelo social que contemple a todos.

Assim vivemos a liberdade do neo-liberalismo que impõe a todos uma sociedade em que impere a injustiça e a impunidade. A dos governantes que ludibriam o povo em meio a discursos demagogos amparados por um sistema eleitoral viciado em que não há de fato uma reforma no modo de governar e legislar dos políticos, que fazem discursos de um jeito nas campanhas e depois traem a confiança do povo.

A desses políticos que usam e abusam das sinecuras do poder e aproprianm-se do dinheiro público e que não respeitam o patrimônio público e usam o dinheiro público como objetos deles.

É essa liberdade cujas raízes se fundam em uma exclusão social e o aumento da pobreza.

Concluindo: vivemos numa sociedade em que a liberdade é vigiada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário